quinta-feira, 15 de setembro de 2016

OBJETOS DE APRENDIZAGENS

OBJETOS DE APRENDIZAGENS:

Podemos dizer que os objetos de aprendizagens são recursos digitais que podem ser reutilizados para suporte ao ensino. Consideram que recursos como imagens, vídeos, softwares e animações podem ser considerados OAS desde que sejam reutilizados para a aprendizagem. Feitos em vários formatos e linguagens.
Quanto a sua utilização, deve-se buscar nos repositórios qual o melhor objeto de aprendizagem que contempla o conteúdo que irá ser trabalhado. Por exemplo se fará uma aula de matemática deve procurar um objeto de aprendizagem que envolva cálculos, problemas, enfim atividades que tenham vínculo com o assunto apresentado.

FAZENDA RIVED
Explorando o objeto de aprendizagem “Fazenda Rived”, conseguimos observar muitas atividades possíveis de matemática para poder trabalhar com os alunos.
Com este recurso o interesse dos alunos aumenta e a sua curiosidade leva-os a resolver os problemas propostos, não se dando conta que estão aprendendo enquanto se divertem. Isso faz com que os alunos queiram cada vez mais explorar o recurso, procurando descobrir tudo o que ele contém.
Nós vimos muitas possibilidades neste objeto de aprendizagem. Agora citaremos algumas para vocês:
- Uma das atividades propostas é de encontrar os filhotes com as suas respectivas mães. Esta atividade estimula o memória, a concentração e o raciocínio.
- Outra atividade é encontrar no galinheiro os pintinhos e leva-los para o ninho.
- Tem também a atividade de colocar as frutas em ordem crescente. Aqui vemos que é estimulado a habilidade de aprender a sequência lógica dos números.
- A atividade de contar a quantidade de animais e separa-los, auxilia tanto na questão da operação da adição, quanto na divisão.
-  A atividade de colocar as escadas de acordo com o tamanho das árvores, permite a noção de tamanho de grande e pequeno.
Enfim são muitas as possibilidades de se trabalhar com este objeto de aprendizagem. Recomendamos a todos os professores que explorem este e os demais recursos, pois são ferramentas que auxiliam e oportunizam o docente a ter novas maneiras de agregar os conteúdos na construção dos seus planejamentos de aula.


Vale a pena conferir! #FicaaDica!!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Brincando e Aprendendo com Software GCompris

Brincando e Aprendendo com Software GCompris 
 Enquanto manuseávamos as diversas atividade do software, conseguimos verificar que são inumeras as propostas de jogos que possibilitam um recurso novo para o docente utilizar em suas aulas. Uma das atividades que destacamos é referente a pratica de leitura (Solei Lune), onde o aluno é convidado a analisar algumas imagens e relacionando com seu nome. Essa atividade estimula o processo de alfabetização, auxilia na identificação dos objetos, fazendo que o mesmo esteja atento durante o jogo. Consideramos que este jogo pode ser utilizado na Educação Infantil com crianças a partir de 5 anos estimulando o processo de alfabetização indo até a faixa etária de 8 anos nas series iniciais, indicamos até esta faixa etária pois com o tempo o nível de dificuldade diminuirá e consequentemente o interesse dos alunos. Atividades Propostas Primeira Atividade: Após a leitura de uma história sobre as cores, a professora levará os alunos ao laboratório de informática para explorarem o jogo das cores (Atividade onde o aluno precisa descobrir a cor certa dos desenhos alí mostrados). Indicamos essa atividade para uma turma de Pré I (5 anos) com a mediação da professora.
 Segunda Atividade: Após aprenderem os números de 0 a10, uma turma de 2° ano irá ao laboratório brincar com a atividade jogo da memória com os números, isto reforçará na aprendizagem dos números e no processo de contagem (adição).
 Terceira Atividade: Com alunos do 4° ano após uma aula de Geografia com o Mapa Mundi os alunos irão ao laboratório explorar a Atividade (Animais no Mundo), esta atividade conforme eles clicam numa localização do mapa aparece na tela a imagem de um animal com informações e caracteristicas sobre ele. A professora solicitará que os alunos em pequenos grupos escolham uma dessas regiões apresentando para a turma o animal destacado, trazendo as informações que na atividade apareceram mas também realizando uma pesquisa para se aprofundarem mais sobre o animal escolhido.
 Quanto a questão dos recursos dos softwares ambos apresentam muitas opções de utilização facilitando a exploração de todos os meios. Principalmente o recurso de som que desperta mais o interesse dos alunos.

Os aspectos positivos são muitos, é um recurso extra que o professor têm para auxilia-lo no planejamento de suas aulas, podendo realizar a interdisciplinariedade, por conter atividades que envolvam todas as disciplinas.
Destacamos como unico ponto negativo algumas instiuições não terem recursos suficientes para utilizarmos estes softwares. Aproveitem para dar uma espiadinha nesse software, pois vale a pena!

sábado, 27 de agosto de 2016

10 DICAS PARA SER UM BOM PROFESSOR!!!

DICAS: 1 Não seja o centro das atenções. Os melhores professores são aqueles que guiam, dividem o que sabem, e não se tornam o centro das atenções. Os estudantes é que são o objetivo final de tudo. 2 Estude os seus alunos. Você precisa conhecer o seu grupo, saber quem são as pessoas que você vai ensinar. Os talentos, os defeitos, as riquezas. 3 Alunos podem procurar desafios desde que você dê segurança a eles. A aprendizagem às vezes determina alguns riscos. Se você for capaz suficiente de dar segurança e confiança a seus alunos eles poderão seguir e correr estes riscos. Os alunos precisam saber que você confia neles e que eles podem confiar em você. 4 Excelentes professores são aqueles que ensinam com paixão. A diferença entre um bom professor e um excelente professor está exatamente na paixão com que eles atuam e não no conhecimento ou experiência. Paixão pelo material, pelo programa, pelo ensino. O desejo é contagioso. 5 Estudantes aprendem quando os professores mostram o quanto eles precisam aprender. Os alunos não têm a ideia exata do que é realmente importante e o que poderão ter de benefício com a aprendizagem. Será seu papel mostrar, dividir, ensinar e praticar com eles. 6 Mantenha o seu programa claro e simples. Uma das grandes funções de um mestre é fazer as coisas complicadas parecerem simples. A grande ação de um grande líder é exatamente fazer com que seus seguidores lhe entendam. 7 Aprenda com os alunos. Algumas vezes, a melhor resposta que você pode dar a seus alunos é “não sei”. Ao invés de perder credibilidade você mostrará humildade e reconhecimento. Mas não se esqueça de pesquisar com eles e sanar a dúvida. 8 O ensinamento começa do coração. A melhor forma de ensinar não é uma fórmula, é algo pessoal. Diferentes pessoas ensinam a mesma matéria de forma diferente porque são diferentes e vêem o mundo de forma diferente. Nós ensinamos o que somos. O ato de ensinar requer coragem para explorar o sentimento de identidade. 9 Pare de falar, comece a escutar. Dê espaço para seus alunos se manifestarem. Isso mostra o valor que você dá a eles. A linguagem do escutar é muito importante e dá a você um feedback do seu programa. 10 Deixe seus alunos ensinarem uns aos outros. Você não é a única pessoa com quem eles podem aprender. Eles também podem ajudar uns aos outros. Mantenha um ambiente propício para a troca.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Nosso E-book

Book titled 'Bibliografia de Um Professor em Apuros!'Read this free book made on StoryJumper

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DESAFIOS DO DOCENTE EM RELAÇÃO AS NOVAS TECNOLOGIAS

Vivemos em um momento onde é primordial o docente estar buscando cada vez mais instruções e atualizações em relação aos avanços tecnológicos, já que isso está inserido dentro das nossas salas de aula.
O professor deve trazer as novas tecnologias para serem trabalhadas em aula, fazendo com que as aprendizagens dos alunos se tornem significativas, pois com isto a construção do conhecimento se amplia e acontece de forma gradativa.